Conheça a Chapada dos Guimarães – Um paraíso no Cerrado

O post de hoje é da minha terra, meu estado. Hoje vou falar de um dos lugares que mais marcaram minha infância. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Esse parque é um dos mais importantes do país e fica localizado no estado de Mato Grosso, a cerca de 40 minutos de Cuiabá (minha cidade natal).

Para quem gosta de natureza, em especial cachoeiras e montanhas, esse é um lugar de visita obrigatória.

Com muitas trilhas, montanhas, cachoeiras lindíssimas, mirantes para admirar a paisagem e um clima interiorano, Chapada dos Guimarães é o lugar perfeito para um final de semana com a família ou amigos.

A cidade de Chapada

Quero falar primeiro da cidade de Chapada em si e depois passaremos aos pontos turísticos ao redor dela, já que a maioria fica nos arredores da cidade, na gigantesca área verde que passa de 269 mil km².

Como uma típica cidade de interior, o principal ponto da cidade é a praça com uma pequena igreja. Ali você irá encontrar algumas barracas de lanches e os moradores caminhando pela área. A cidade é muito pequena e você não precisa reservar um tempo muito grande para ficar lá. Fique uma manhã, conheça a praça e almoce em um dos restaurantes próximos a ela. Você encontrará algumas churrascarias e/ou peixarias que fazem uma comida deliciosa, algumas caseiras, que dão água na boca. Vale a pena!

Terminando seu almoço, é hora de partir para os pontos turísticos.

Mirante do Morro dos Ventos

Sugiro que você vá primeiro ao mirante do Morro dos Ventos. Esse lugar tem uma vista de tirar o fôlego. Tome alguns minutos para sentar à beira do mirante e admirar a vista, refletir. É inspirador.  A beleza natural do lugar é ótima para tirar algumas fotos e fazer alguns “stories” para o insta, hehe. Do mirante, você terá uma visão panorâmica de toda a região.

Cachoeira Véu de Noiva

A cachoeira mais alta e popular da chapada. Com 86m de altura, você tem duas opções para desfrutar dessa cachoeira. Primeiro, é fazer uma pequena trilha até um local que fica de frente para ela, onde você poderá ter a visão completa do Véu de Noiva e tirar algumas fotos legais. A segunda opção é estacionar o carro no alto do morro, na entrada, e seguir a pé até o rio onde a queda da cachoeira fica. Uma dica, não tente ficar muito tempo debaixo da queda d’agua, parecem mil facas perfurando sua pele, hehe.

Trilha histórica do matão

Essa trilha tem cerca de 14km (7 de ida e 7 de volta), sendo 80% dentro da mata e 20% a céu aberto. Essa trilha histórica ficou muito popular, pois antigamente servia como acesso para antigos tropeiros chegarem à cidade de Chapada. A trilha ligava Cuiabá a Chapada dos Guimarães (quando ainda não havia rodovia). Hoje é cuidada pelo governo e foi tombada como um local histórico.

Circuito das cachoeiras

Para fechar com “chave de ouro”, faça o percurso das cachoeiras. Essa trilha que possui cerca de 7km gasta por volta de 6 horas para concluir, é um dos passeios mais requisitados pelos turistas. O motivo? Você vai passar por seis cachoeiras diferentes, além de conhecer bem a paisagem da região e poder desfrutar de tudo que a natureza local tem a oferecer. Recomendo muito esse passeio, mas é claro, vá preparado para o calor, a caminhada e leve seus equipamentos para registrar cada ponto do percurso. Sugiro que peçam ao seu guia para deixar a cachoeira das andorinhas para o final, pois essa é a mais bonita de todas.

Cachoeira das andorinhas

Espero que tenham gostado do post, pois já faz algum tempo que queria escrever sobre a Chapada dos Guimarães. Esse é de fato, um dos lugares mais bonitos que a natureza já criou.

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

thirteen − 7 =