A fantástica viagem de trem que atravessa o Canadá

Viagem de trem, paisagens de tirar o fôlego, dias de puro relaxamento, contemplação e momentos inesquecíveis. Em resumo, é assim que as pessoas que viajam de trem de leste a oeste do Canadá definem essa viagem.

O Canadá é famoso por suas montanhas rochosas, lindas florestas, lagos e muito mais. Você pode se programar para unir tudo isso em uma viagem de trem com duração de dias através do país do Maple.

Neste post vamos destacar duas opções de viagem: pela Via Rail e pela Rocky Mountaineer.

VIA RAIL

A linha atravessa o Canadá de leste a oeste, do Atlântico ao Pacífico.

Você pode escolher a rota de Toronto à Vancouver (the Canadian), que atravessa o país ou então pegar uma rota mais curta, por exemplo, Ontário/Quebec passando por Ottawa, Montreal e pela cidade de Quebec. Também existe a linha Toronto/Niagara Falls; além de outras opções, como ir até Nova Scotia no extremo leste, Winnipeg que fica na província de Manitoba, Saskatoon (província de Sankatchewan) e passar pelas Montanhas Rochosas mais próximo ao Pacífico, em Alberta e British Columbia.

As rotas variam no preço. Há desconto para famílias e crianças, estudantes e jovens, adultos com mais de 60 anos, militares canadenses e grupos. Clique aqui para pesquisar os preços das rotas.

Também têm as Rotas de Aventura, que são cinco no total, uma delas passa por Jasper, Prince George e Prince Rupert (Montanhas Rochosas e costa do Pacífico). Nessa rota, há natureza intocável, vida selvagem e belos lagos, que vai custa a partir de $133. Vale ressaltar que o trem faz uma parada em Prince George para a noite, ficando os passageiros responsáveis por sua acomodação e transporte entre alojamento e estação de trem.

Outra Rota de Aventura interessante passa por Winnipeg e vai até Churchill, por paisagens subárticas, vida selvagem, Aurora Boreal e muita natureza. São dois dias e duas noites, com custo a partir de $199. Para ver todas as opções das Rotas de Aventura clique aqui.

Como é a viagem

Primeiro você deve definir quais trajetos e paradas da viagem você vai querer fazer. Essa viagem pode variar de 6 a 16 dias. Você tem a opção de permanecer no trem o tempo todo, apenas apreciando as paisagens de uma costa à outra, o que levará 6 dias. Se você optar por ficar no trem todo o caminho, não se preocupe, nele existem muitas opções de distração, além é claro das paisagens, e os passageiros sempre relatam o quão relaxante é ficar no vagão dormindo, lendo, tirando fotos ou conversando com gente nova. Se você prefere isso, aproveite.

Por outro lado, se você é como eu e vai querer descer para conhecer cada pedaço do país, a viagem pode durar até 16 dias. Saindo de Vancouver, o trem leva em torno de dois dias até as Montanhas Rochosas e, ao chegar no Banff National Park, em Alberta, você poderá descer 1 ou 2 dias para ficar lá curtindo esse verdadeiro cartão postal canadense. Após isso, a viagem segue a bordo, onde você poderá continuar escolhendo em quais paradas descer.

Quero destacar que a partir da província de Manitoba existem rotas diferentes ao longo da extensão da viagem, portanto, a forma de viajar e a duração dependem de sua preferência. Um bom exemplo é que, já em Manitoba, ao invés de seguir até Toronto (no trajeto Banff-Toronto) você pode descer em Winnipeg e pegar uma rota alternativa para o norte, que te levará à cidade de Churchill. Lá é possível ver nada menos que a Aurora Boreal. É claro que isso significa alguns dias a mais na sua viagem, então planeje bem seu tempo e escolha as melhores rotas para você.

Acesse aqui para ver os horários dos trens.

ROCKY MOUNTAINEER

Todavia, se você não quer atravessar o Canadá inteiro, existe a opção de fazer a viagem apenas pela região das montanhas, em British Columbia e Alberta. Quem oferece essa opção é a empresa Rocky Mountaineer.

No oeste, próximo a Vancouver e em Alberta, as montanhas rochosas vão tomar conta do espaço. Essas são, provavelmente, as paisagens mais populares de todo o Canadá.

O trajeto pela Rocky Mountaineer vai de Vancouver à Calgary, tendo basicamente duas opções de trajetos (uma mais ao norte e outra pelo sul).

A rota mais popular através das montanhas rochosas canadenses, é a de Vancouver à Banff, que faz parte da história canadense, onde ocorreram as primeiras jornadas para o ocidente, com vistas incríveis ao longo do caminho. A viagem varia de 2 a 14 noites ou mais, com custo a partir de $1.499. Clique aqui para ver as opções.

Também gostaria de destacar o trajeto pela paisagem costeira das Montanhas Rochosas, que vai de Seattle (USA) à Jasper (ou contrário), com duração de 5 a 7 dias e custo a partir de $3.349. O preço varia conforme o nível de serviço (silver, gold ou gold deluxe).

Fique atento às paradas, à quantidade de dias que estará a bordo do Rocky Mountaineer e nos serviços que estão incluídos no seu pacote. No website eles explicam direitinho o itinerário. Veja aqui um exemplo (Seattle à Jasper).

E ai… encara a viagem? Já está na nossa lista!

5 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

6 + catorze =