A Ilha Saona é um dos lugares mais bonitos da República Dominicana. Ficamos hospedados na praia de Bávaro, onde se localiza a maioria dos resorts de Punta Cana. Para conhecer a ilha Saona é preciso entrar em contato com uma empresa de turismo e passeios da região, que te levará até a ilha. Saona é um lugar paradisíaco, não tem casas nem hotéis, apenas visitamos e vamos embora antes do anoitecer.
Se prepare para ficar fora o dia inteiro quando for visitar a ilha. O passeio começa cedo e termina no final da tarde. Tem almoço incluso e bebidas a vontade.
O percurso do passeio
De manhã, uma van passa nos resorts pegando as pessoas que irão realizar o passeio. Nós contratamos um passeio VIP, então seguimos com essa van direto para Bayahibe. O percurso demora uns cerca de 60 minutos. Chegando em Bayahibe, pegamos uma lancha rápida até a piscina natural, onde ficamos um pouco e depois partimos para a ilha Saona.
Porém, se você não quiser contratar o passeio VIP, a van te busca no resort, pára em um local e os passageiros embarcam em um ônibus até Bayahibe. De Bayahibe pegam uma lancha e depois um catamarã até a ilha Saona. O percurso todo leva cerca de duas horas dessa forma.
Fique atento no tipo de pacote que você escolhe para ver se tem a piscina natural também, porque vale a pena conhecer. Tem pacotes que te levam para a piscina natural somente depois da ilha Saona, o que também é legal.
A principal diferença entre o pacote vip e o não vip, é o tempo de percurso (o vip tem o percurso mais rápido), a quantidade de turistas (o vip tem menos pessoas, no máximo 14 pessoas, enquanto o não vip vai com até 80) e o meio de transporte (no vip você pega somente a van e a lancha rápida, não pega o ônibus nem o catamarã).
Bayahibe e Piscina Natural
A van nos deixou em Bayahibe, onde ficam os barcos que vão à Ilha Saona. Antes de embarcar, recebemos uma pulseira de visitantes do território do Parque Nacional Del Este.
Embarcamos em uma lancha rápida. Rápida mesmo, com emoção!
Antes de chegar na ilha Saona, paramos na La Palmilla, uma piscina natural simplesmente maravilhosa. Lá a água também é clarinha, com estrelas do mar. O pessoal da nossa embarcação disse que não pode tirá-las da água, pois elas respiram embaixo d’água. Falaram também que alguns turistas querem tirar a estrela da água para tirar foto, mas isso é algo que foi proibido de se fazer na ilha.
Ilha Saona
Depois de visitar a piscina natural, fomos com a lancha rápida para a Ilha Saona. Perto da praia, em algumas ruínas, fizemos um mergulho para observar peixes e algas. Com a água clarinha e quente, foi fácil passar bastante tempo mergulhando!
Tivemos um almoço muito bom, com frango, peixe, arroz, batata e salada. Depois, a lancha nos levou para uma segunda praia da ilha, ainda mais bonita, ficamos mais um pouco na água, tiramos varias fotos, aproveitamos bastante o lugar. Ao fim da tarde fomos embora para Bayahibe e de lá pegamos a van até o resort.
Resumindo, o passeio é assim: Resort – Van – Bayahibe – Piscina natural – Ilha Saona – Van – Resort.