Visitando Ottawa, a linda capital do Canadá

Saímos de Toronto de carro e passamos dois dias em Ottawa, a capital do Canadá. Ottawa fica a aproximadamente 400 Km de Toronto, o caminho é longo e as vezes fica um bom tempo sem aparecer posto de gasolina ou banheiro, então se prepare bem antes.

Chegamos em Ottawa e fomos direto para o hotel. Ficamos hospedados no Ottawa Marriot. O hotel tem uma excelente localização, bem no centro da cidade pertinho do Parlamento.

Esta foi a nossa segunda vez em Ottawa. A primeira vez foi bem rápida (na volta de Montreal) e choveu, não deu para conhecer muitos lugares, mas desta vez foi bem melhor!

Canal Rideau

O Canal Rideau conecta Ottawa até a cidade de Kingston. Ele foi aberto em 1832 como precaução de guerra contra os Estados Unidos. Hoje o canal é usado principalmente para turismo e lazer. Em 2007, o Canal Rideau foi registrado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Muitas de suas estruturas originais estão intactas. O Canal Rideau é o sistema de canal mais antigo da América do Norte com operação contínua. É realmente um belo lugar para visitar, tanto no verão como no inverno. No verão podemos navegar pelo canal e no inverno com a água congelada, podemos patinar na imensa pista que se forma no canal.

Parliament Hill

Na Colina do Parlamento ficam os edifícios do Parlamento do Canadá, construídos entre 1859 e 1876 às margens do Rio Ottawa. O lugar chama atenção pela sua arquitetura gótica e a torre do prédio principal, chamada de Peace Tower (Torre da Paz), construída para substituir a torre antiga, depois que um incêndio destruiu grande parte dos edifícios do Parlamento.

Parlamento

Nas manhãs de verão, de final de junho ao final de agosto, é imperdível a troca de guardas na Colina do Parlamento. A cerimonia é gratuita, inspirada no estilo inglês, os militares marcham ao som da banda militar.

Nós fizemos um tour guiado por uma parte do Parlamento, o House of Commons Guided Tour. Conhecer um pouco da história através deste tour, que é gratuito, foi uma experiência fascinante para nós. Para quem quiser fazer o tour, é melhor agendar antes só para garantir o lugar. Nós agendamos com antecendência no website de turismo de Ottawa. Lá você escolhe o horário e o idioma (inglês ou francês).

Na frente do Parlamento tem uma chama acesa em uma fonte, é a Centennial Flame. A chama foi criada para comemorar o centésimo aniversário do Canadá como Confederação, sendo acesa em 1967. Na fonte da Centennial Flame, ficam os brasões de armas das províncias e territórios canadenses, assim como o ano em que cada uma delas se juntaram ao Canadá.

Centennial Flame

Nas noites de início de julho a início de setembro, acontece no bloco central do Parlamento um show de luzes e imagens projetadas, contando a história do Canadá em inglês e francês, é emocionante.

Endereço: Wellington St, Ottawa, ON K1A 0A9.

Confederation Square

A Confederation Square fica em frente a Colina do Parlamento. Nela podemos ver o Memorial de Guerra e o túmulo do soldado desconhecido, como homenagem aos militares que morreram nas guerras.

Endereço: 53 Elgin St, Ottawa, ON.

Notre-Dame Cathedral Basilica

A Basílica de Notre-Dame de Ottawa tem um pouco de arquitetura neoclássica e neogótica, devido uma mudança de administração da paróquia. A parte principal foi finalizada em 1846. As duas torres góticas fora adicionadas em 1866.

Endereço: 385 Sussex Dr, Ottawa, ON K1N 1J9.

ByWard Market

No ByWard Market é um mercado aberto que abrange várias ruas, com feirinhas de agricultores locais, restaurantes, lojas de artesanatos e artistas de rua. Tinha bastante pessoas quando a gente foi visitar, estava bem animado ali. Lá tem uma loja de BeaverTails, não poderia passar ali sem comer um, hehe. Para quem está se perguntando o que é BeaverTails, é uma massa frita em forma de rabo de castor com vários tipos de coberturas (açúcar e canela, maple, chocolate, Oreo etc).

Endereço: 55 Byward Market Square, Ottawa, ON K1N 9C3.

Major’s Hill Park

Este parque é um dos meus lugares favoritos para ter uma visão do Parlamento, passear, sentar em meio a natureza e também descansar. O parque tem bastante flores no verão e na primavera florescem as tulipas, fica lindo. Também tem lugares para piquenique. O Major’s Hill Park fica no centro de Ottawa, perto do Parlamento, do ByWard Market e da Galeria Nacional do Canadá.

Nepean Point

É um mirante com a melhor vista para a Colina do Parlamento, para a cidade de Ottawa e de Gatineau, na minha opinião. De lá temos uma vista panorâmica por cima e pra chegar precisamos subir uma rampa. É gratuito. Fica perto da Galeria Nacional do Canadá e da ponte Alexandra.

Little Italy e Chinatown

Little Italy

Bom visitar estes bairros quando temos um tempinho extra em Ottawa. Little Italy não é um bairro muito grande, mas fica praticamente no centro da cidade e tem ótimos restaurantes.

Chinatown também é um bairro pequeno, fica ao lado do Little Italy e foi ali que encontramos a gasolina mais barata para abastecer o carro, hehe. Tem alguns restaurantes asiáticos por ali.

Museus e Galerias

Ottawa tem muitos museus e galerias. Vou deixar aqui o link para o site do turismo de Ottawa para vocês escolherem os museus e ver informações sobre eles. Aqui irei falar sobre alguns deles. Clique no nome de cada museu abaixo para abrir o respectivo website.

National Gallery of Canada – Conta com galerias indígenas e canadenses, mostra a história do país, sem falar que o edifício é lindo.

Canadian Museum of History – O museu tem ênfase na história humana do país e sua diversidade cultural, do passado e presente.

Canadian War Museum – Museu da história militar do Canadá, monstra registros do passado militar, assim como exposição de tanques, canhões e aviões a jato. O museu tem ênfase na experiência humana da guerra e como ela foi afetada pela participação dos canadenses. Também mostra como os efeitos da guerra no desenvolvimento do Canadá.

Clique aqui para ver o roteiro de 1 dia em Ottawa, que fizemos no feriado do Dia do Canadá.