O que você acha de viajar para um lugar encantador, romântico e pertinho do Brasil? Nós amamos Buenos Aires!
Vamos mostrar a vocês um pouco do nosso roteiro de 7 dias por essa charmosa cidade da Argentina e arredores!
Obs.: Andamos bastante a pé pela cidade, mas também usamos o metrô (compramos o cartão do metrô, é fácil de usar e recarregável).
Chegando em Buenos Aires, andamos perto do hotel para conhecer a área. Ficamos em um hotel no centro da cidade, em frente à praça do Congresso Argentino. Mesmo durante a noite há pessoas andando na praça, passeando com cachorros e crianças brincando.
Por muitas pessoas falarem de golpes de taxistas em Buenos Aires, nós optamos por fecharmos um translado aeroporto-hotel, que foi feito por uma equipe que também nos levou ao Zoo de Lujan e La Plata. Caso você se interesse entre em contato conosco que te enviaremos o contato da equipe. Realmente vale a pena, bem melhor que pegar taxi em Buenos Aires, o pessoal é atencioso e você paga em reais. Obs.: O transfer foi bem privativo, só levou nós dois, sem mais turistas. Eles ficam à sua disposição total, desde que mantenha o roteiro na região combinada.
Vamos lá para o roteiro:
1° Dia – Dia de passear perto do hotel, no centro da cidade (Praça do Congresso e Avenida 9 de Julio) e na região da Recoleta e Retiro.
Praça do Congresso – Onde fica o Congresso Nacional. Endereço: Confitería del Hotel Castelar (Av. de Mayo, 1048, Congresso).
Avenida 9 de Julio – É a principal avenida de Buenos Aires, foi considerada a avenida mais larga do mundo. Lá fica o Obelisco de Buenos aires e o Teatro Cólon, um famoso teatro de ópera.
Recoleta – É uma região de Buenos onde tem feira de artesanato aos sábados, domingos e feriados, das 11:00 as 20:00. Endereço: Av. Pueyrredon e Av. Del Libertador. O Cemitério da Recoleta fica em frente à feira e é muito visitado por turistas devido sua arquitetura e por abrigar Eva Perón e outros famosos. Mas se preferir, o Museu Nacional de Belas Artes também fica nessa região.
Retiro – Dá para voltar da Recoleta pela Rua Florida e ir passeando pela região de Retiro. Um shopping chamado Galerias Pacífico tem várias lojas e fica na rua Florida.
2° Dia – Passeio por San Telmo, Puerto Madero e Casa Rosada.
San Telmo – É um bairro no estilo boêmio, com vários antiquários e cafés argentinos.
Feira de San Telmo – A feira de San Telmo é a mais famosa da cidade. É bem grande e há bastante artesanato, antiguidades, roupas, artes, artistas de rua e comidas. Endereço: Plaza Dorrego: Rua Defensa/Humberto Primo, San Telmo. Aberto das 10 a 17h, aos DOMINGOS.
Estátua da Mafalda – Passeando pelas ruas de San Telmo você poderá se encontrar com a Mafalda e dois amigos, rodeados por lojas, restaurantes e cafés. A estátua é um ponto turístico bastante visitado em San Telmo, lugar que viveu seu criador, o cartunista Quino. Mafalda fica em um banco entre as Ruas Chile e Defensa.
Puerto Madero – Nossa região preferida! O Puerto Madero da atualidade é um dos projetos de renovação urbana mais bem sucedidos do mundo. Sendo há algumas décadas atrás uma região portuária, atualmente é um bairro moderno, bonito e agradável, com várias empresas e restaurantes. Nele está a Puente de la Mujer, uma ponte que simboliza um casal dançando tango. Depois de caminhar pelo bairro, almoçamos em um restaurante da região, o Siga la Vaca (Endereço: Av Alicia Moreau de Justo 1714). Uma ótima opção para quem gosta de churrasco, pagamos 195 pesos o casal (cerca de 45 reais) para o serviço de buffet completo.
Casa Rosada – É a sede da presidência da república argentina e nela fica o Museu da Casa do Governo. Pode visitar vários lugares internos da casa. A Casa Rosada se localiza em frente à Praça de Mayo (principal praça da cidade). Endereço: Balcarce 50, 1064 Buenos Aires, Argentina.
3° Dia – Dia de zoológico.
Zoo de Lujan – Um lugar onde cachorros ficam com leões, e queremos dizer que sim, atualmente nós sabemos que o Zoo de Lujan traz uma polêmica discussão sobre o fato de seus animais serem dopados ou sei lá o que, mas não estamos aqui para julgar este caso, apenas digo que não vimos nada que mostre que os animais são dopados e de acordo com o zoo os animais cresceram em contato com humanos, porém também sabemos que coibir o comportamento natural dos animais não é saudável. Então, decidimos que não iremos voltar lá até que se tenha alguma certeza sobre o caso.
O Zoológico se localiza em Luján, há aproximadamente 70 km de Buenos Aires. Endereço: Acceso Oeste Km 58, 6700 Luján, Buenos Aires, Argentina. Para chegar lá usamos o serviço de transfer que contratamos antes da viagem. Foi bem legal porque o motorista nos acompanhou no passeio e ainda tirou fotos pra gente, hehe. Mas você pode ver aqui como chegar lá de ônibus ou van.
4° Dia – Passeio por La Plata, La Bombonera e Caminito.
La Plata – É uma charmosa cidade que fica há aproximadamente 57 Km da cidade de Buenos Aires. Com uma arquitetura interessante, a cidade é a capital da província de Buenos Aires, depois da cidade de Buenos Aires ter se tornado Distrito Federal. Para chegar lá usamos o serviço de transfer. Fizemos um tour, visitamos o Museu de La Plata (museu de ciências naturais, muito interessante, recomendamos), um zoológico, igrejas históricas e a cidade das crianças, mas o que mais gostamos foi o museu.
La Bombonera – É o estádio do Club Atlético Boca Juniors. Endereço: Brandsen 805, 1161 CABA, Argentina.
Caminito – É uma rua cheia de cultura, altamente turístico, com muito comércio, localizada no bairro La Boca. O lugar inspirou a música do famoso tango Caminito (1926), composta por Juan de Dios Filiberto.
5° Dia – Pegamos o Trem de La Costa para chegar ao Rio Tigre. Tango especial de Natal a noite.
Café Tortoni – Antes de pegar o Trem de La Costa, fomos ao Café Tortoni, um tradicional café de Buenos Aires. É bem bonito lá dentro, pedimos um submarino (você coloca um chocolate em forma de submarino dentro da xícara com leite quente), mas não achamos nada demais quanto ao sabor. Talvez na próxima vez pediremos algo diferente.
Trem de La Costa – A estação Maipú é a primeira estação do trem de La Costa. Para chegar até lá, pegamos um taxi, mas se você preferir pode pegar um outro trem chamado TBA Retiro-Mitre, que sai da estação Retiro (no centro de Buenos Aires) e tem sua última parada na estação Mitre. Estando na estação Mitre, você atravessa uma ponte de pedestre e pronto, finalmente estará na estação Maipú! Ufa! Não é super fácil e rápido chegar lá, mas o passeio vale a pena!
No caminho do Trem de La Costa, descemos na estação San Isidro (tomamos um sorvete muito bom lá! Não se preocupe, é a única sorveteria em frente à igreja na praça principal. Fácil de achar.) e depois pegamos o trem novamente e seguimos caminho. Você pode descer em qualquer estação do ao longo do trajeto e voltar para o trem sem pagar novamente.
Tigre e Delta – Delta é o final da viagem do Trem de La Costa. Em Delta fizemos um passeio de catamarã pelos rios.
Madero Tango – Como viajamos em dezembro e resolvemos passar o Natal em Buenos Aires, na noite de véspera de Natal fomos ao Madero Tango, na apaixonante região de Puerto Madero e assistimos ao incrível e recomendadíssimo tango com jantar (digo recomendadíssimo porque mal piscamos, nem tenho palavras para explicar como foi incrível!). Endereço: Av. Alicia Moreau de Justo 2150, C1107AFP CABA, Argentina. O tango com jantar de natal tem que ser reservado antecipadamente, o valor estava em cerca de $250 e valeu CADA CENTAVO.
6° Dia – Passeio pela região de Palermo, Avenida de Mayo e Casa Rosada a noite (sim, novamente, agora para ver com as luzes acesas).
Palermo – É um bairro nobre de Buenos Aires. Lugares para visitar: Bosques de Palermo (Av. Infanta Isabel 410, Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina), Paseo el Rosedal (Av. Infanta Isabel, Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina), Palermo Soho, uma região com agitada vida noturna, bares, restaurantes, lojas nacionais e de grifes (está localizado entre as avenidas Santa Fé, Córdoba, Scalabrini Ortiz e Juan B. Justo), e Palermo Hollywood (tem esse nome devido a produtoras de rádio e televisão se instalarem no local), a região possui vários cafés, clubes e restaurantes e tem uma vida noturna ativa.
Avenida de Mayo – Um lugar de muita riqueza arquitetônica, a Avenida de Mayo tem muito valor histórico para a cidade de Buenos Aires. É a avenida onde fica o Café Tortoni, um tradicional e famoso café de Buenos Aires.
Dia 7 – Passeio no Temaikèn e El Ateneo.
Temaikèn – é um bioparque muito divertido para quem gosta de animais e de entrar em contrato com a natureza. Recomendamos para a família inteira! O bioparque tem várias atrações e atividades para crianças e adultos interagirem com os animais e a natureza. É dividido em áreas, como de aves, aquário, cine 360°, Patagonia… Realmente vale a pena ir, fica cerca de 50 quilômetros da cidade de Buenos Aires. Para saber os preços do ingresso do bioparque, clique aqui.
Para chegar lá pegamos um ônibus que sai da Plaza Itália (esta praça fica em Palermo). Para chegar na praça, pegue o metrô da linha D (verde) até a estação Plaza Itália. Quando chegar na praça, compre a passagem (custa uns 15 pesos) para o ônibus da linha Plaza Itália – Escobar, ele te deixará em frente ao bioparque. A viagem dura aproximadamente uma hora.
Endereço: Ruta 25 – Km 1 (1625), Belén de Escobar, Buenos Aires, Argentina.
Livraria El Ateneo Grand Splendid – Essa livraria é linda, com uma arquitetura maravilhosa. Quem gosta de livraria pode passar horas nela, hehe, e também tem uma cafeteria lá dentro. Endereço: Av. Santa Fe 1860, 1123 CABA, Argentina.
Ah… e não se esqueça de experimentar a deliciosa culinária argentina, nem o doce de leite, é claro!! hehehe… O sorvete de doce de leite também é muito bom! 🙂
Confira os lugares do roteiro no mapa abaixo:
[easy2map id=8]