Como montar um roteiro e planejar uma viajem

Deseja viajar e montar seu próprio roteiro? Planejar a viagem do seu jeito? Saiba como fazer isso aqui!

Planejar uma viagem pode ser algo divertido (para alguns), mas requer paciência e muita pesquisa. Fizemos este artigo para dar um norte para quem está começando a planejar suas viagens e quer fazer seu próprio roteiro.

Planejando a viajem

Escolha do local

A escolha do local é muito importante, pois envolve não só o país e a cidade, mas também o clima, a estação e a temporada em que vai viajar. Pesquise estes aspectos para ter certeza do local da viagem.

Se o local escolhido for outro país, procure saber se necessita de visto, se precisar, comece a solicitação do visto o quanto antes.

Com o visto em mãos com antecedência, vamos para o planejamento da viagem.

Escolha da data da viagem e compra das passagens aéreas

Se você tiver datas flexíveis, é melhor para encontrar passagens aéreas em promoção. Caso não tenha, procure comprar as passagens com antecedência para pagar mais barato. Veja nosso post sobre Como Economizar nas Passagens Aéreas.

Existem vários sites de busca de passagens, que acham as linhas aéreas disponíveis para o destino, como Mundi, ViajaNet, Decolar.com, Submarino Viagens, Expedia, entre outros. Você também pode procurar no site das próprias linhas áreas, como Avianca, Gol, Latam, Azul, entre outras.

Reserva de Hotel

Com a data de chegada ao destino e dia de volta, podemos reservar um hotel. Existem vários sites de busca de hotéis para encontrar o melhor preço, tais como Hoteis.com, BookingDecolar.com, Submarino Viagens, Hotel Urbano, Expedia, entre outros.

Não esqueça de olhar bem a localização do hotel e de checar se o hotel oferece café-da-manhã, estacionamento, wi-fi e outros serviços de acordo com a sua necessidade.

Reserva de carro

Dependo do destino, alugar um carro é uma boa pedida, como por exemplo em uma viagem para Orlando, carro é bem útil para chegar aos parques da Disney. Mas varia de acordo com o destino e a necessidade de cada pessoa e família.

Existem vários sites que fazem reserva de carros, alguns fazem um pacote com hotel e aéreo, como Decolar.com e Expedia, mas veja se vale a pena. Você pode pesquisar os preços de várias locadoras pelo site Rentalcars.com ou no site das próprias locadoras, tais como Hertz, Alamo, Localiza, entre outras.

Se for possível, você pode pegar o carro em um destino e devolver em outro lugar, bom para road trip. Um ponto importante do aluguel de carros em outros países é saber se o país de destino aceita nossa carteira de habilitação e se é necessário a tradução da mesma.

Seguro viagem, é necessário?

Se a viagem for um mochilão pela Europa, com certeza! Já que o seguro viagem para lá é obrigatório para todos os países do Tratado de Schengen. Atualmente dentre os países da Europa, somente o Reino Unido e a Irlanda não fazem parte desde tratado.

Existem muitos lugares que não necessitam obrigatoriamente de seguro, neste caso depende do viajante a escolha de fazer ou não fazer o seguro. Pesquise antes para saber se seu destino precisa do seguro obrigatório e qual a cobertura necessária. Recomendamos viajar para outros países com seguro viagem, assim você viaja mais tranquilo. Procure saber se o serviço também cobre extravio de bagagem.

Alguns sites de seguro viagem: Mondial Travel, Assist Card, Allianz.

Levar dinheiro ou cartão?

O cartão pode ser mais seguro, mas para evitar possíveis transtornos, não leve somente o cartão, leve uma quantidade em dinheiro (da moeda local) também. Há várias opções de cartões: de crédito, pré-pago, de débito…

Usando os cartões de crédito, você pagará IOF de 6,38% em cada gasto, valendo a cotação do momento do pagamento da fatura. Com ele poderá juntar milhas. Leve-o mesmo se não for usar, só para caso de emergência. Não esqueça de desbloquear o cartão de crédito para uso no exterior.

Com o cartão pré-pago também é cobrado IOF de 6,38%, a melhor opção é recarregar na moeda do local que você irá visitar.

Se o seu cartão pré-pago estiver carregado com dólar ou euro, mas você irá viajar para países com outras moedas, será cobrado uma taxa de 3 a 5%, como se você fizesse um câmbio trocando pela moeda local. Pense antes de levar dinheiro em espécie para trocar lá, pois os valores das casas de câmbio variam, já com o cartão a cotação será a mesma em todo lugar. Vale lembrar que o dólar e euro são bem valorizados em países com moedas fracas, mas se levar somente dinheiro em espécie terá que procurar boas casas de câmbio.

 

Montando o roteiro

Pontos turísticos e passeios

  • Anote os lugares que deseja visitar, o preço (se o passeio for pago, claro), horário de atendimento e o endereço de cada um.
  • Pesquise tickets para lugares turísticos, pode sair mais barato comprar online ou comprar um “combo” para visitar vários lugares da cidade escolhida.
  • Pesquise passeios e tours oferecidos pelas empresas de turismo, pois tem muito passeio legal disponível e que vale a pena comprar.
  • O site Tripadivisor é muito bom para pesquisar passeios e restaurantes.
  • Despois junte tudo separando pela localização e por datas de visitação (os lugares próximos são visitados no mesmo dia). Leve em consideração o tempo de locomoção entre os locais.
  • Deixe espaço no roteiro para a alimentação e compras.
  • Imprima os tickets que comprou online.

Restaurantes e lojas

  • Não podemos esquecer dos horários de alimentação e compras, escolha os restaurantes que deseja conhecer e as lojas, shoppings e outlets que queira visitar e coloque-os no roteiro segundo a localização (lugares próximos no mesmo dia) se for possível.
  • Pesquise também os restaurantes que oferecem as comidas típicas do local, se desejar experimentar coloque-os no roteiro.

Dicas:

  • Não esqueça de anotar o endereço do seu hotel e imprimir o voucher da reserva.
  • Não deixe seu roteiro muito apertado, geralmente não seguimos exatamente como está no roteiro (por exemplo, devido ao mal tempo, demora em filas, ou algum contratempo que acontece sem previsão). Então, procure deixar algum tempo de folga, como alguma tarde ou manhã livre.
  • Programe como vai se localizar pela cidade, por GPS, mapa, celular…
  • Faça sua mala de acordo com o clima do local e objetivo da viagem. Veja nosso post de Checklist de Viagem.
  • Imprima seu roteiro e/ou salve no celular.
  • Não esqueça os documentos e boa viagem!!

Obs.: Não somos parceiros de nenhuma empresa citada neste post.

2 COMMENTS

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.
    Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
    artigos deste tipo na internet.
    Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

four × four =