Gladiador – Lugares históricos que inspiraram o filme

Cenários Gladiador

O filme Gladiador (2000) é, sem sombra de dúvida, um dos meus filmes favoritos. Já perdi a conta de quantas vezes assisti esse filme e sempre que posso, assisto de novo.

A história do general Maximus foi inspirada na vida de diversos gladiadores reais. Os gladiadores viveram na Roma Antiga e lutavam contra outra pessoa ou animal, muitas vezes até a morte, para entreter o público romano. Alguns heróis, outros escravos, inimigos do estado ou apenas infortunados.

O império romano é considerado um dos maiores já existentes e, unindo história e arte, decidimos fazer esse post.

O filme Gladiador nos faz mergulhar na história desses guerreiros e pensar em como era aquele tempo. O filme foi pouco filmado na Itália (a maioria das cenas foram feitas em um deserto), por isso resolvemos fazer um roteiro baseado no filme, mas com locais reais da Roma Antiga (assim como fizemos no roteiro de Coração Valente, veja aqui), época que os gladiadores existiram.

Locais de gravação de Gladiador

Mais especificamente, o filme Gadiador teve algumas cenas gravadas em Val d’Orcia e outras regiões rurais de Siena, na Itália. A cena onde Maximus volta da guerra para casa, ao longo do trajeto de cipestres e chega tarde demais para salvar sua família foi gravada em Pienza (estrada Podere Terrapille), região da Toscana, na província de Siena. Já no final do filme, as cenas dos sonhos no paraíso foram filmadas no Val d’Orcia, também região da Toscana.

Cena filmada em Val d’Orcia, Toscana, Itália.

Gladiador também foi gravado em Bourne Woods, na Inglaterra (batalha nas florestas da Germânia), em Fort Ricasoli, Malta (algumas partes sendo Roma Antiga) e alguns locais do deserto de Marrocos (cenas com escravos, viagens pelo deserto, escola de treinamento). Grande parte das demais cenas foram filmadas em estúdios.

Em Malta foi criado uma réplica de cerca de um terço do Coliseu de Roma, para uso específico, mas a maioria das imagens foram geradas por computador.

Roma dos Gladiadores

Passando para a história real, vamos conhecer os locais da Roma Antiga e fazer uma viagem no tempo aos lugares onde realmente viviam os gladiadores.

Roma

Coliseu de Roma

 

O Coliseu de Roma (Colosseo em italiano), originalmente conhecido como o Anfiteatro Flaviano, foi encomendado em 72 dC pelo imperador Flávio Vespasiano. Foi concluída por seu filho, Tito, em 80, com posteriores melhorias por Domiciano.

O Coliseu está localizado a leste do Fórum Romano e possui 80 entradas em arco permitindo fácil acesso a 55.000 espectadores, que sentavam de acordo com a classificação. O Coliseu possui 188m de comprimento e 156 de largura.

Vespasiano ordenou que o Coliseu fosse construído no local do palácio de Nero, o Domus Aurea, para dissociar-se do tirano odiado. Seu objetivo era ganhar popularidade, encenando combates mortais de gladiadores e lutas de animais selvagens para exibição pública. Os massacres foram em grande escala: nos jogos inaugurais, mais de 9.000 animais silvestres foram mortos.

Os gladiadores romanos eram geralmente escravos, prisioneiros de guerra ou criminosos condenados. A maioria eram homens, mas houveram alguns gladiadores do sexo feminino. Estes combates foram assistidos por toda a população de Roma, incluindo o Imperador.

Endereço: Piazza del Colosseo, 1, Rome, RM, Lazio 00184, Itália.

Para mais informações sobre o Coliseu de Roma, veja o site oficial aqui.

Monte Palatino e Fórum Romano

 

O Monte Palatino tem 70 metros de altura e acolhe as ruínas mais antigas de Roma, como restos de muralhas e até mesmo uma cisterna. Se localiza entre o Fórum Romano e o Circo Máximo.

O Palatino é o monte onde, segundo a tradição, Romulus fundou Roma em 754 aC. Porém, de acordo com vestígios arqueológicos, a região já havia sido habitada na Idade do Ferro.

Agora restam ruínas de palácios imperiais, como o Palácio de Domiciano. Há túneis construídos por Nero para ligar o Palácio do Palatino ao Domus Área (onde Nero morou, pois não quis morar no Palatino). Também é possível visitar a Casa de Augusto, onde ele morou antes de se tornar imperador.

No Fórum Romano, a partir do final século VII d.C., vários monumentos foram construídos progressivamente sobre ele: primeiro, os edifícios para as atividades políticas, religiosas e comerciais, em seguida, as basílicas civis, onde as atividades judiciais tiveram lugar.

Até o final da era republicana, o antigo Fórum Romano foi integralmente constituído de modo que apenas alguns monumentos foram adicionados durante o Império: o Templo de Vespasiano, Templo de Antonino e Faustina, o Arco de Sétimo Severo e a Basílica de Maxentius.

Endereço: Piazza Santa Maria Nova, 53, Roma, RM, Lazio 00186, Itália.

Para mais informações veja o site oficial aqui.

 Circus Maximus

 

Circo Máximo (em latim Circus Maximus), foi uma arena e local de entretenimento usado pelos reis etruscos da antiga Roma. Foi muito usado para jogos públicos realizados nos principais festivais religiosos. Circo Máximo também já foi uma arena dedicada à corrida de bigas.

Por volta de 50 a.C. Júlio César expandiu o Circo para acomodar cerca de 250 mil espectadores. Mais tarde, o Circo chegou a ter sua capacidade ampliada para 385.000 lugares no total.

Hoje em dia restam algumas poucas ruínas da sua estrutura e a área é um grande gramado utilizado pelos romanos como uma área de lazer ao ar livre.

Endereço: Via del Circo Massimo, 00186 Roma, Itália.

Panteão

 

O Panteão é uma das estruturas mais em preservadas da Roma Antiga, permanecendo em uso durante toda a sua história. A estrutura permaneceu praticamente intacta ao longo dos séculos, foi fundado entre 25 e 27 de a.C.

Tradicionalmente, acredita-se que o edifício atual é o resultado da reconstrução radical encomendada por Adriano entre 118 e 125 d.C. Em 608 o Papa Bonifácio IV tinha colocado no Panteão os ossos de muitos mártires retirados das catacumbas cristãs e o templo passou oficialmente ao cristianismo sob o nome de Santa Maria dos Mártires, sendo utilizado atualmente como igreja.

Endereço: Piazza della Rotonda, 00186 Roma, Itália.

Para mais informações veja o site oficial aqui.

Bônus: Cápua

Cápua é uma cidade perto de Nápolis, na Itália. A Antiga Cápua ligava-se a Roma pela Via Áppia (mais importante estrada de militares da Itália), sendo a cidade mais importante da Campânia. Em Cápua ficava a Escola de Gladiadores.

Cápua é importante no post por ser considerada a terra dos gladiadores e por conter o Anfiteatro Campano, Arena de Cápua ou “Arena de Spartacus”, muito importante na história dos gladiadores e da Roma Antiga.

Arena de Cápua

A Arena de Cápua é um anfiteatro que antecedeu o Coliseu de Roma. É a segunda maior arena romana já construída. Próximo a Arena está o Museu dos Gladiadores.

Endereço: Piazza I Ottobre, 81055 Santa Maria Capua Vetere CE, Itália.

Para mais informações veja o site oficial aqui.

A história romana é riquíssima e cheia de detalhes, mas hoje, vamos nos conter apenas ao tema desse post, Gladiador. Você também gosta do filme? Compartilhe esse post com seus amigos e nos siga nas redes sociais. Estamos sempre postando novos roteiros e cenários para você curtir, vale a pena conferir!

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 − 2 =