Tim Hortons – A experiência mais canadense que você pode ter

Um dos maiores orgulhos canadenses tem nome: Tim Hortons. Essa rede de fast food é a maior do Canadá, com mais de 4000 lojas espalhadas por todo território. Além disso, foi criada por um jogador de hóquei canadense. Dá pra ser mais original que isso? Rsrs.

A franquia é chamada carinhosamente pela população de Tim’s ou Timmy’s. Em seu principio o popular café e donuts custavam apenas dez centavos cada. Hoje você chega a comprar ambos por não mais de $3 dólares. Ainda muito barato concorda?

Os canadenses são muito cuidadosos com o que lhes pertence e esse é o sentimento que os leva a ter tanto amor pela rede de restaurantes. Sempre que um amigo ou familiar chega ao país para visitar, o primeiro café da manhã precisa ser do Tim Hortons. É marca registrada no coração canadense.

O menu do restaurante possui hoje uma variedade de opções, como por exemplo: iced capp (capuccino congelado), iced coffe, sanduiches, donuts de diversos sabores, sopas, milkshakes, entre outros, além de manter o tradicional café.

Quando você vier ao Canadá, observe que toda manhã você encontrará filas enormes de carros no drive true das lojas Tim Hortons. É normal e essa franquia realmente faz parte do dia a dia dos canadenses. É claro que, como moramos aqui, entramos na rotina, hehe.

Conhecendo a primeira loja Tim Hortons

Como disse, a rede foi fundada por um jogador de hóquei canadense. Seu nome era Miles Gilbert Tim Horton. Ele jogou pelo Toronto Maple Leafs e abriu sua primeira loja em maio de 1964, em Hamilton, Ontário (cerca de uma hora de Toronto).

Primeira loja do Tim Hortons.
Primeira loja do Tim Hortons. (crédito da imagem: Tim Hortons)

A loja passou por reformas e atualmente está bem diferente da original.

Como está atualmente a primeira loja do Tim Hortons.

No piso superior da loja tem uma Memory Lane mostrando a história do Tim Hortons, desde os anos 60 até as perspectivas do futuro.

Memory Line.
Memory Lane.

No começo da Memory Lane tem uma “lojinha” montada para mostrar como era nos anos 60.

Como era a loja nos anos 60.

Curiosidades:

  • Um fato interessante é que em 2014, o Tim Hortons foi adquirido pelo Burguer King, passando a ser subsidiária da The Restaurant Brands International, com sede em Oakville, e sendo propriedade majoritária da empresa brasileira 3G Capital. Exatamente o Tim Hortons é “brasileiro”. Pelo menos em termos de negócios atuais. Com a fusão, a rede aproveitaria os recursos do Burguer King para crescer internacionalmente.
  • Suas vendas já ultrapassaram o McDonald’s e Starbucks. As operações do Tim Hortons se espalharam rapidamente, resultando na conquista do primeiro lugar como maior operador de serviços alimentares do Canadá.
  • Somente três pessoas no mundo sabem a fórmula secreta do café do Tim Hortons.
  • Em 2004, a palavra “double double” (termo exclusivamente canadense que está fortemente associado ao Tim Hortons, que se refere ao duplo creme e duplo açúcar) foi adicionada ao Dicionário Canadense de Oxford.
  • O Tim Hortons já está presente nas Filipinas, Estados Unidos, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Reino Unido, e é claro, não pretendem parar por ai.

Sem dúvidas, vindo ao Canadá, você DEVE ir ao Tim Hortons experimentar o mais típico café e donuts, porque essa é a experiência mais canadense que você poderá ter.

 

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

one × five =