Quebec City é a capital da província de Quebec, localizada na região leste do Canadá. O local é conhecido como um pedaço da Europa no Canadá. Eu me encantei pela cidade, cada cantinho tem algo para descobrir, gostei das pessoas. Me pareceu um lugar mais tranquilo de se viver.
Por ter sido colonizada pelos franceses e por manterem a cultura francesa na província, o francês é a língua oficial da região. Porém você consegue se comunicar muito bem em inglês por lá, principalmente na parte turística da cidade, como hotéis, restaurantes e atrações.
A cidade de Quebec é muito rica em cultura e história. Andando pela cidade, podemos ver história por toda parte, um centro colonial fortificado, arquitetura européia, construções de pedra, ruas estreitas, locais que foram usados em batalhas e muitas lojas, cafés e restaurantes fofos.
Saímos de Toronto de madrugada e fomos até Quebec City de carro. A viagem é longa (umas 8 horas), mas fizemos poucas paradas. Pegamos um longo caminho pela 401 e depois entramos na província de Quebec, passamos por Montreal e chegamos em Quebec City. Depois fomos para Montreal, onde ficamos hospedados.
Apesar de termos visitado a cidade no verão, há muito o que se fazer ali no inverno, inclusive com atrações diferentes e exclusivas do inverno, como o tobogã e o hotel de gelo.
O que fazer em Quebec City em 1 dia
Se você for passar somente um dia em Quebec e quiser andar com calma, aproveitando bem todos os locais, sugiro visitar Old Quebec (parte alta e baixa). Mas vale falar que depende de pessoa para pessoa e do quão rápido você é para visitar os locais. A gente visitou Old Quebec em mais ou menos 7 horas.
Visitar Old Quebec (Vieux-Québec)
Em 1985, o Distrito histórico de Old Quebec foi declarado patrimônio mundial da UNESCO. Eu me encantei por Old Quebec, o lugar é lindo, muito bem cuidado, com uma vibe boa, para quem gosta de lugares históricos é um prato cheio. Não é a toa que falam que é a cidade mais bonita do Canadá. Com certeza é a cidade mais bonita que eu já visitei por aqui.
Old Quebec é dividida em duas partes, Basse-Ville (cidade baixa) e Haute-Ville (cidade alta). As duas partes são conectadas por escadas e pelo funicular (transporte para quem não pode ou não deseja usar as escadas). Para usar o funicular, as pessoas precisam pagar CAD 3,75 (por viagem).
Neste post mostraremos o que visitar em Old Quebec, na cidade alta e baixa.
Cidade Alta de Old Quebec: Visitar Château Frontenac, Dufferin Terrace, Citadelle de Quebec, Basílica de Notre-Dame.
Começamos a conhecer a cidade pela parte alta. Chegamos de carro e procuramos um estacionamento perto do Château Frontenac, não foi fácil, demorou um pouco, mas achamos uma vaga de estacionamento na rua e paramos ali. O lado negativo foi que o tempo máximo de estacionamento é de 2 horas, então tivemos que voltar lá para não ficar com o ticket de estacionamento vencido.
Château Frontenac – Foi o primeiro lugar que conhecemos. O Château Frontenac é um hotel estrategicamente construído e cheio de história. O hotel foi inaugurado em 1893. Quebec City é conhecida mundialmente pelo Château Frontenac, o hotel mais fotografado do mundo. Simplesmente maravilhoso, quero me hospedar lá um dia.
Dufferin Terrace – É um terraço que abrange uma parte do Château Frontenac e vai em direção à Citadelle. Tem uma vista linda para o rio St. Lawrence. No inverno tem um tobogã para escorregar a 70Km por hora vendo a vista do Dufferin Terrace.
Citadelle de Quebec – É um forte militar construído pelos britânicos para defender a cidade. Nós saímos do Dufferin Terrace e começamos a subir as escadas da Citadelle. Se fizer isso, se prepare para subir muitos degraus. Passaram pela gente pessoas se exercitando, correndo, subindo e descendo os degraus. A vista é linda para a cidade e para o rio St Lawrence.
Basílica-Catedral de Notre-Dame – É uma das igrejas mais antigas do Canadá. Foi originalmente construída em 1647. A igreja foi queimada e bombardeada em 1759 durante o cerco britânico e em 1922 foi queimada novamente. Nas duas vezes ela foi reconstruída de acordo com os planos originais. Alguns componentes decorativos foram adicionados no decorrer dos anos. Para entrar na igreja é de graça, mas a igreja tem um museu que pode ser acessado por CAD 5. A gente não conseguiu entrar na igreja.
Cidade Baixa de Old Quebec: Visitar Quartier Petit Champlain, Place Royale, Notre-Dame-des-Victoires.
A cidade baixa para mim é a parte mais fofa da cidade. Eu senti uma alegria tão grande por estar ali, tudo tão lindo, eu só queria ficar olhando e apreciando o lugar. Ah, e tirando umas fotos também.
Quartier Petit Champlain – é um calçadão muito fofo com restaurantes, cafés, lojas, galerias de arte, teatro. Cada rua ali é um charme, cada lugar tem algo para se encantar.
Descemos as escadas e entramos pela rua chamada Rue du Petit Champlain (quem pega funicular também entra por essa rua). Andando nessa rua, vimos uma loja de doce, chamada La Petite Cabane à Sucre, com uma plaquinha dizendo que vendem maple taffy (pirulito de maple feito na neve) e nós tivemos que entrar lá para saborear. É baratinho (CAD2,50) e delicioso. Mesmo no verão eles vendem o maple taffy feito na neve/gelo. Eles derramam o maple no gelo e enrolam no palitinho formando um pirulito.
Depois fomos pela rua Boulevard Champlain, ali usamos o banheiro público, que estava bem limpo. De lá fomos para o Umbrella Alley, famoso por seus guarda-chuvas. O legal é ficar andando por ali e descobrindo lugares lindos.
Place Royale – Depois do Umbrella Alley, fomos para o Place Royale, local onde a cidade de Quebec foi oficialmente fundada. Ali foi gravado algumas cenas do filme “Prenda-me se for capaz”, com Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, como sendo um lugar europeu.
Notre-Dame-des-Victoires – É considerada a igreja mais antiga construída em pedra e que ainda tem as mesmas paredes no Canadá. Sua construção começou em 1688 e terminou em 1723. A igreja Notre-Dame-des-Victoires se localiza no Place Royale. Inclusive ela aparece no filme “Prenda-me se for capaz”.
Depois de visitar esses lugares a gente entrou em um restaurante (não lembro o nome, sorry) e pedimos um poutine. Depois fomos para o carro e partimos para Montreal. Fiquei com vontade de conhecer Quebec City no inverno, quem sabe um dia.
[easy2map id=12]
Conheci a cidade de Quebec, que fica na província de Quebec em julho de 2019. Que cidade encantadora! Muito bem cuidada, Lindíisima, charmosíssima. Vale muito a pena conhecer.